segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FONTES DE ENERGIA


Fontes de Energia

As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). Em princípio, as fontes permanentes são aquelas que têm origem solar. Ainda assim, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que está a ser utilizado e os padrões de utilização dos recursos.
Assim, são considerados os combustíveis fósseis não-renováveis já que a taxa de utilização é muito superior à taxa de formação do recurso propriamente dito.
Aproveitar energia vegetal(biomassa)
o interessante é que podemos utilizar áreas já desmatadas e degradadas na Amazônia, ou até mesmo em outros locais do Brasil, para o plantio de palmeiras, como babaçu, inajá, tucum, dendê ou várias outras que produzam grande quantidade de biomassa e sementes oleaginosas, já que elas se adaptam bem a este tipo de ambiente. Na verdade, muitas vezes sequer é necessário plantá-las, basta que não sejam combatidas, dado o sucesso de sua propagação natural nos pastos. Como as áreas alteradas na região amazônica já somam pelo menos 20 milhões de hectares (muito mais no país como um todo), com tal plantio, poderíamos obter uma enorme quantidade de óleos vegetais (que poderiam ser utilizados tanto no plano nacional de biodiesel quanto na geração de energia elétrica e alimentação) e subprodutos. E ainda teríamos as vantagens adicionais de empregar um maior número de pessoas (pois a coleta é manual no caso do babaçu), de utilizar áreas que estão degradadas e inclusive de recuperar algumas delas para voltarem a ser florestas, pois as palmeiras prestam-se muito bem para acelerar esta tarefa, que demoraria muito tempo para ocorrer naturalmente conforme o grau de estrago que tenha sido feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário